Charles Barry

Arquiteto inglês, Sir Charles Barry nasceu em 1795, em Londres, e aí morreu em 1860. Depois de ter trabalhado numa firma de construção, viajou vários anos pela Grécia, Itália, Egito e Palestina para estudar arquitetura. Foi um típico representante do ecletismo historicista usado durante o século XIX, construindo importantes edifícios institucionais em vários estilos históricos, como por exemplo a Escola do Rei Eduardo (Birminghan, 1823), em estilo Tudor, ou o clube Pall Mall, Londres, em estilo maneirista.
Barry ficou sobretudo conhecido quando, em 1835, ganhou o concurso para a reconstrução dos edifícios do parlamento britânico de Westminster em Londres, que tinham sido destruídos por um incêndio. Este trabalho, que viria a ocupá-lo para o resto da vida, foi realizado no estilo gótico revivalista em parceria com o arquiteto Pugin e inclui a famosa torre de relógio conhecida por Big-Ben.
Agraciado com diversas honrarias, recebeu o título de Sir em 1852.
Como referenciar: Charles Barry in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 23:15:49]. Disponível na Internet: