chazeiro

Designação vulgar de plantas do género Camellia e da família das Teáceas.
O chazeiro Camellia sinensis, também conhecido como chá ou chazeiro-de-Assam, é uma planta arbustiva ou pequena árvore perenifólia que no estado espontâneo pode atingir os 10 metros de altura. Quando em cultura, é podada para que não ultrapasse 1 metro de altura. É uma planta de folhas alternas, elíptico-lanceoladas, dentadas, verdes e brilhantes. As flores são pediceladas, bissexuadas, regulares, terminais, solitárias ou dispostas em pequenos fascículos pedunculados. Possuem duas a três bractéolas precocemente caducas. O cálice é constituído por cinco ou seis sépalas persistentes. A corola é branca ou rosada com sete ou oito lobos ovados significativamente. Os estames são numerosos em filetes curtamente unidos na base. O ovário é súpero, pubescente e o estilete é trirramoso. O fruto é uma cápsula loculicida, lenhosa e com uma semente grande em cada lóculo.
A exploração do chá (colheita de folhas) inicia-se quando os arbustos atingem 1 metro e termina ao fim de cerca de 20 anos. O aroma das folhas depende da natureza do solo e do clima. O chá é obtido a partir das infusões das folhas. Se as folhas são colhidas jovens e se procede rapidamente à secagem e são enroladas ainda quentes, obtém-se o chá verde. Se se deixa iniciar a fermentação obtém-se o chá preto.
A Índia e a China são, de longe, os maiores produtores de chá, seguidas do Sri Lanka, do Quénia, da ex-URSS, da Turquia e da Indonésia.
Como referenciar: chazeiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 13:50:39]. Disponível na Internet: