Chevy Chase

Ator norte-americano, Cornelius Crane Chase nasceu a 8 de outubro de 1943, em Woodstock, Nova Iorque. Mudou depois o nome para Chevy Chase, pelo qual é conhecido internacionalmente.
Começou a sua carreira como argumentista de textos cómicos e, em 1975, foi contratado pela NBC como escritor. Cedo passou para a frente da câmara, onde se tornou famoso como um dos atores da série da NBC intitulada Saturday Night Live, onde fazia parte de vários segmentos, incluindo o de Weekend Update, que começava com a frase "Chamo-me Chevy Chase e você não". Ganhou vários Emmys na categoria de ator e de argumentista da série, onde se manteve até 1976, altura em que saiu para poder desenvolver a sua carreira de ator no cinema.
A sua estreia na sétima arte aconteceu em 1978 na comédia Foul Play, onde representava ao lado de Goldie Hawn, e que obteve enorme sucesso. Seguiu-se Oh, Heavenly Dog! (1980), com Jane Seymour e Omar Sharif, outra comédia. Aliás, a maioria dos filmes em que Chase participa têm em comum o facto de serem comédias, para as quais ele parece estar talhado. Ainda em 1980, entra em Caddyshack (O Clube dos Malandrecos), que teve boas críticas, e em Seems Like Old Times. No ano seguinte, representa em Under the Rainbow e em Modern Problems. Em 1983, desempenhou o papel de um pai que leva a família de férias em National Lampoon's Vacation (Que Paródia de Férias), que foi considerado um enorme sucesso e que teve direito a três sequelas. No mesmo ano, entrou também em Deal of the Century (O Negócio do Século) e, em 1985, fez Fletch, considerado o seu melhor filme; a sequela European Vacation e Spies Like Us (Espiões como Nós). No ano seguinte, juntou-se a Steve Martin e a Martin Short para representar a comédia Three Amigos! (Três Amigos), do realizador John Landis. Em 1988, entrou em duas sequelas: Caddyshack II e Fletch Lives (Fletch, o Herdeiro). Fez ainda Funny Farm (Que Bem que se está no Campo) e, em 1989, atuou na terceira incursão da família Griswold em National Lampoon's Christmas Vacation (Que Paródia de Natal). Nos anos 90, atuou em alguns filmes que não fizeram grande sucesso, como é o caso de Memoirs of an Invisible Man (Memórias de Um Homem Invisível, 1992), Cops and Robbersons (Um Policia de Trazer por Casa, 1994) e ainda Vegas Vacation (Férias em Las Vegas, 1997).
Mais tarde, fez Dirty Work (1998), Snow Day (2000) e Orange County (2002), entre outros.

Como referenciar: Chevy Chase in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 18:26:35]. Disponível na Internet: