Chicago Bulls

A equipa de basquetebol norte-americana Chicago Bulls entrou na NBA (Liga Norte-Americana de Basquetebol) na temporada 1966/67, sendo a primeira formação desta cidade a fazer carreira na liga. A primeira vitória foi obtida a 15 de outubro de 1966 contra os St. Louis Hawks com o resultado de 104-97. A equipa era treinada por Johnny Kerr, que viria ser eleito o técnico da época. A equipa terminou a temporada com 33 vitórias e 48 derrotas, o melhor registo de uma formação estreante na NBA.
Mas após este início prometedor, os Chicago Bulls caíram de produção nas temporadas seguintes. Durante a década de 70 e início de 80 só ocasionalmente alcançaram boas classificações.
A viragem ocorreu em 1984, quando no "draft" (espécie de leilão em que as equipas escolhem os novos jogadores), os Chicago Bulls contrataram o melhor basquetebolista universitário do ano, Michael Jordan.
Jordan impôs-se desde logo como titular e foi eleito o "rookie" da temporada 1984/85, ou seja, o melhor estreante. Jordan foi o terceiro melhor marcador da prova e foi selecionado para integrar a equipa do ano da NBA.
Com a ajuda de Jordan, os Chicago Bulls atingiram os play-off (eliminação direta das equipas), a segunda fase da prova, o que já não sucedia desde 1981.
Na temporada seguinte, Jordan lesionou-se mas, mesmo tendo falhado 64 jogos, na parte final da temporada ainda conseguiu levar a equipa aos play-off.
Os Chicago Bulls, entretanto reforçados com Charles Oakley, continuaram a garantir presenças nos play-off, onde contudo não iam muito longe.
Entretanto, Jordan afirmou-se como o melhor jogador da NBA, sendo bem acompanhado por Oakley, mas faltava qualidade ao resto da equipa.
No "draft" de 1987, o dirigente Jerry Krause contratou dois jogadores que viriam a revelar-se determinantes nos futuros sucessos da equipa: Horace Grant e Scottie Pippen.
Na temporada 87/88 os Chicago Bulls ficaram em segundo na Divisão Central, mas depois foram afastados nas meias-finais da Conferência Oriental pelos Cleveland Cavaliers. Em 1988/89 chegaram às finais da Conferência Oriental, mas foram derrotados pelos Detroit Pistons.
A nível individual Jordan continuava ser o melhor jogador da NBA.
Em 1989/1990 o treinador Phil Jackson tomou conta da equipa e esta mostrou-se cada vez mais forte. Mesmo assim, voltou a ser batida pelos Detroit Pistons na final da Conferência Oriental.
1990/1991 foi a época da primeira consagração dos Bulls. Depois de dominarem a fase inicial da prova, eliminaram equipas como os New York Knicks, os Philadelphia 76ers e os campeões Detroit Pistons nas meias-finais. Nas finais derrotaram os LA Lakers, de Magic Johnson, ganhando quatro dos cinco jogos disputados, sagrando-se campeões. Na temporada seguinte, voltaram a conquistar o título, desta vez derrotando na final os Portland Blazers, a quem ganharam quatro dos seis jogos disputados.
Em 1992/93 os Bulls voltaram a dominar, ganhando na final aos Phoenix Suns por 4-2. Tornaram-se assim na primeira equipa da NBA a vencer três títulos consecutivos.
Michael Jordan, por muitos considerado o melhor jogador de sempre da modalidade, decidiu retirar-se, deixando os Bulls numa situação difícil. Nesse ano a equipa não passou das meias-finais da Conferência Oriental, batida pelos New York Nicks.
Em 1994/1995 as estrelas da equipa eram Pippen e o jugoslavo Toni Kukoc, mas em março de 1995 Michael Jordan decidiu regressar à competição e aos Chicago Bulls. Contudo, não foi suficiente para ganharem mais um título, já que foram afastados pelos Orlando Magic nas meias-finais da conferência.
Em 1996 os Bulls, liderados por Jordan e reforçados com Dennis Rodman, regressaram aos títulos e repetiram a proeza em 1997 e 1998.
No final da temporada 1997/1998, o treinador Phil Jackson anunciou a sua saída, assim como o fizeram Jordan, Pippen e Rodman. Tony Kukoc foi a única das estrelas que se manteve em Chicago. A equipa nunca mais recuperou o prestígio que teve na década de 90 e passou a ser uma formação vulgar.
Como referenciar: Porto Editora – Chicago Bulls na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-04 16:35:35]. Disponível em