Christina Aguilera

Cantora pop norte-americana, nascida em Station Island, Nova Iorque, a 18 de dezembro de 1980. Filha de um militar e de uma mãe dedicada à música, cresceu numa família que sempre viajou muito, até se fixar finalmente em Wexford, onde, ainda pequena, começou a participar em concursos de talento locais. Aos oito anos, apareceu na série televisiva "Star Search". Quatro anos mais tarde, participou com regularidade no programa da Disney, "The New Mickey Mouse Club", que co-apresentou com outras futuras estrelas da música (incluindo Britney Spears e Justin Timberlake, dos N'Sync). O seu primeiro sucesso surgiu no Japão, graças a "All I Wanna Do", num dueto com Keizo Nakanishi. Voltou aos EUA, em 1998, para gravar o tema "Reflection", para a banda sonora do filme de animação Mulan, assinando na mesma altura com a editora RCA.
Lançou o primeiro álbum, homónimo, em 1999, e superou todas as expectativas, chegando ao topo das tabelas pop com o single "Genie in a Bottle". Christina Aguilera vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo, em menos de um ano, tornando-a numa verdadeira super estrela. Do público à crítica, todos elogiaram a elasticidade da sua voz e a diversidade de estilos musicais empregada.
O seu sucesso prosseguiu com atuações na 33.ª edição do Super Bowl (final do campeonato de futebol americano) e num espetáculo para o presidente Bill Clinton. Ganhou ainda um Grammy na categoria de "Melhor Novo Artista". Apenas um ano depois do lançamento do seu álbum de estreia, editou Mi Reflejo, uma coletânea de canções em espanhol, assim como My Kind of Christmas, um álbum alusivo à quadra natalícia.
Em outubro de 2002, a cantora regressou com novo álbum de originais, intitulado Stripped.
Como referenciar: Porto Editora – Christina Aguilera na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-25 12:06:33]. Disponível em