chumbo

O chumbo (Pb) é um elemento químico metálico, bi ou tetravalente, de cor cinzento-azulada, macio, pesado e com superfícies de corte brilhantes, que se localiza no grupo 14 e período 6 da Tabela Periódica.
Possui número atómico 82 e massa atómica 207,2.
O chumbo é conhecido desde a Pré-História (cerca de 1000 a. C.). O nome chumbo deriva do latim plumbum e do anglo-saxão lead que significa chumbo.

O chumbo encontra-se na Natureza sobretudo combinado com enxofre, em forma de sulfureto. O mineral correspondente tem a designação de galena. Esta encontra-se nos EUA, Federação Russa, Austrália, Peru, China, Bulgária, Marrocos, Suécia e Espanha.
Para a obtenção do chumbo separa-se, em primeiro lugar, o mineral de chumbo do resto das rochas por flutuação. Em seguida, calcina-se a galena ao ar até que parte do mineral, um sulfureto, se transforme em óxido e sulfato. O óxido de chumbo resultante é reduzido num forno especial com coque (parte do qual se oxida a monóxido de carbono, que também participa na redução do óxido de chumbo) ou com parte da galena não calcinada. O metal assim obtido contém impurezas, como cobre, arsénio, antimónio, estanho e enxofre, que se separam por fusão na presença do ar ou por eletrólise. A prata é eliminada pelo método de Parkes ou pelo método de Pattinson.
O chumbo é um metal pesado e muito macio que quando se toca com as mãos é facilmente deformável. A sua densidade é a mais elevada dos metais sólidos. Uma superfície de corte recente apresenta um brilho intenso. Ao ar, o brilho desaparece rapidamente, porque o metal se recobre de uma camada delgada de óxido de chumbo. Esta película impede o avanço da oxidação.
A água, livre de ar, não ataca o chumbo. Em presença do oxigénio do ar, o chumbo transforma-se, pela ação da água, em hidróxido de chumbo (Pb(OH)2).
A água que contém dióxido de carbono dissolvido ataca o chumbo de forma semelhante, com formação de bicarbonato de chumbo (Pb(HCO3)2). O ácido sulfúrico e o ácido clorídrico não atacam o chumbo, visto que à superfície se forma imediatamente uma camada de sulfato de chumbo (PbSO4), sal insolúvel, ou cloreto de chumbo (PbCl2), respetivamente, que protegem o metal que recobrem.
O chumbo utiliza-se no fabrico de tubagens, talheres e recipientes para a indústria química, por exemplo, usados no fabrico de ácido sulfúrico. Além disso, tem um papel muito importante nos acumuladores elétricos de chumbo e é ainda utilizado no fabrico de pesos, devido à sua elevada densidade, gasolina, vidro, pinturas, cabos e baterias.

Como referenciar: chumbo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 05:35:48]. Disponível na Internet: