cica

Designação comum de plantas gimnospérmicas do género Cycas e da família das Cicadáceas, que se distribui por cerca de vinte espécies espalhadas desde a África Oriental ao Sul do Japão e Noroeste da Austrália.
As espécies do género Cycas são plantas dioicas que lembram pequenas palmeiras, de caules lenhosos, simples ou pouco ramificados. O caule é coroado por um tufo de folhas penatissetas, grandes, coriáceas e persistentes. As flores são nuas. As masculinas reúnem-se em estróbilos ovoides a cilíndricos. As folhas estaminais são unguiculadas e providas de numerosos sacos polínicos na página inferior. As femininas, não reunidas em estróbilos, apresentam esporófitos foliares dentados, com mais de dois óvulos, nus e localizados nas margens, na parte apical dilatada.
Algumas espécies, como a Cycas revoluta, são cultivadas como ornamentais.
A espécie C. revoluta, também vulgarmente conhecida por ramo-bento, pode atingir cerca de três metros de altura. Possui folhas de grande tamanho, lineares, de cor verde lustrosa na página superior e de margens revolutas. Esta espécie é originária do Japão e da China.
Como referenciar: cica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 06:22:39]. Disponível na Internet: