ciências sociais

Conjunto de disciplinas que estudam o Homem através das suas relações com a sociedade e com a cultura.
As questões relacionadas com o Homem em sociedade começaram a merecer a atenção dos estudiosos e a revestir um carácter científico a partir do século XVIII. Dessa época datam os primeiros estudos sobre a ação do Homem no seio da sociedade, bem como sobre as suas relações com os seus semelhantes. Nasce neste século a economia política.
É contudo no século XIX que aparece a maior parte das disciplinas que pertencem ao domínio das Ciências Sociais, como é o caso da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Estas foram, na sua génese, profundamente influenciadas pelas teorias sobre a sociedade de filósofos da época, particularmente de Comte, de Marx e de Spencer. No século XX, as Ciências Sociais conheceram um amplo desenvolvimento, deixando de se circunscrever apenas a trabalhos de grande envergadura científica, para se democratizarem e descerem às escolas superiores e secundárias, passando a ser objeto de estudo dos alunos.
O leque de disciplinas pertencentes às Ciências Sociais também se alargou, passando a compreender, para além das já citadas, a Psicologia, a Etnologia e a Geografia Humana. Embora sujeito a discussão, também é comum integrar-se nas Ciências Sociais e Humanas a História, a Filosofia e até as Ciências Jurídicas.
Os trabalhos realizados no âmbito das Ciências Sociais obedecem a uma metodologia própria, assente em dados qualitativos e quantitativos. Os principais meios utilizados para os obter são: o inquérito, a entrevista, o questionário, a análise de documentos, a observação direta, a observação participante e a estatística.
Hoje, a acelerada evolução tecnológica veio dar um incremento muito válido ao avanço das Ciências Sociais, ao permitir que os estudos empíricos se desenvolvam e se completem pelos meios quantitativos, daí surgindo verdadeiras teorias científicas sobre o comportamento do Homem como ator social.
Como referenciar: ciências sociais in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 22:40:06]. Disponível na Internet: