circulação incompleta

Nos anfíbios, o sangue circula no interior de vasos sanguíneos impulsionado por um coração com duas aurículas e um ventrículo. Verifica-se a mistura parcial do sangue venoso e do sangue arterial no ventrículo, uma vez que este constitui o ponto de encontro dos dois circuitos do sistema circulatório, o circuito pulmonar e o circuito sistémico. Esta mistura é apenas parcial porque as duas aurículas não se contraem em simultâneo.
Os répteis, com exceção da ordem dos crocodilos em que o coração tem duas aurículas e dois ventrículos, possuem um coração com três cavidades, tal como os anfíbios. No entanto, o coração dos anfíbios apresenta um septo interventricular incompleto. Embora a circulação seja incompleta, a presença do septo interventricular incompleto e a contração não simultânea dos dois lados do ventrículo reduzem ao mínimo a mistura de sangue venoso com sangue arterial.
Como referenciar: circulação incompleta in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-25 21:11:28]. Disponível na Internet: