Artigos de apoio

círculos nas searas
Os círculos nas searas são misteriosos grupos de desenhos gigantes que aparecem em campos plantados sem se saber quem os fez. Também conhecidos por círculos nas plantações trata-se de figuras impressas em campos de cereais através do esmagamento das hastes das plantas em espiral de dentro para fora.
O primeiro relato oficial deste fenómeno apareceu num jornal inglês em 1980, onde veio a notícia de um grupo de círculos em Wiltshire, na Inglaterra.
No entanto, já antes, em 1978, tinham sido fotografados uns fenómenos semelhantes, assim como na Austrália se falava de uns desenhos que apareceram no final da década de 70.
Contudo, muitos agricultores ingleses asseguravam que há várias gerações que ocorriam situações semelhantes nas suas terras, embora nada o pudesse provar. Há também um relato de uma situação ocorrida em 1647.
Em meados da década de 90 o fenómeno tornou-se cada vez mais popular, já que começaram a surgir desenhos com complexas formas geométricas, ao contrário dos anteriores, que eram simples círculos.
A maior concentração de círculos nas searas acontece no Sul de Inglaterra, associado a lugares históricos como Stonehenge, Avebury e Silbury Hill. Mas apesar de ser a Inglaterra o palco principal deste fenómeno, também há casos nos Estados Unidos da América, França, Japão, Canadá, Hungria e Rússia. O facto de o nome ser círculos nas searas não significa que não haja casos ocorridos na neve, na areia e em lagos gelados.
Nenhum estudo feito nos locais conseguiu provar a origem dos círculos, embora um biofísico norte-americano, William Levengood, tenha sugerido que uma espécie de energia micro-ondas possa estar na sua origem.
Sem ser encontrada uma explicação para o fenómeno, várias teorias surgiram, sendo a mais popular a de atribuir a responsabilidade à presença de extra-terrestres no nosso planeta. Por outro lado, também há quem defenda que tudo não passa de uma brincadeira.
O fenómeno foi muito falado no início da década de 90 e voltou à ribalta em 2002, quando foi estreado o filme "Sinais", de M. Night Shyamalan, com Mel Gibson como protagonista. Neste filme aparece uma série de círculos nas searas associados à presença de extra-terrestres.
Como referenciar: círculos nas searas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-05-25 07:53:58]. Disponível na Internet: