Cistáceas

Família de dicotiledóneas que se distribuem por oito géneros e cerca de 200 espécies. As plantas desta família são herbáceas ou arbustivas.
As Cistáceas (Cistaceae) encontram-se nas regiões temperadas, nomeadamente na zona do Mediterrâneo.
As folhas são simples, inteiras, opostas ou alternas, com ou sem estípulas. As flores são actinomorfas, hermafroditas, solitárias ou agrupadas em inflorescências cimeiras. O cálice possui de três a cinco sépalas, livres ou soldadas. Quando estão presentes as cinco sépalas, distinguem-se dois verticilos e o mais externo pode ser significativamente mais pequeno. Têm corola formada por cinco pétalas muito vistosas. Os estames são numerosos com filamentos livres. Por vezes, os mais externos são estéreis. Os carpelos, normalmente em número de três, são soldados. O ovário é súpero e os óvulos geralmente em número de três ou então numerosos.
O fruto é uma cápsula que se abre por três, cinco ou seis a doze lóculos que contêm numerosas sementes pequenas que, geralmente, são dispersas pelo vento.
São exemplo de espécies desta família o Cistus crispus, conhecido popularmente por roselha, e o Cistus albidus conhecido por esteva branca ou roselha-grande.
Como referenciar: Cistáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 10:18:09]. Disponível na Internet: