Claude Berthollet

Químico francês, nascido em 1748 e falecido em 1822, que se dedicou a estudos em diversos campos da química, tendo-se, no entanto, evidenciado no estudo dos produtos das reações e sua composição. Claude-Louis Berthollet estudou em Turim e depois em Paris. Iniciou a publicação das suas investigações em 1776 e, em 1780, foi eleito membro da Academia Francesa. Em 1798, Napoleão confiou-lhe a organização do trabalho científico na expedição ao Egito, onde criou o Instituto do Egito.
Foi um dos primeiros cientistas a seguir as ideias de Lavoisier, quando publicou o trabalho Mémoire sur l'acide marin déphlogiste. Fez a análise de diversas substâncias, nomeadamente do cianeto de hidrogénio e do sulfureto de hidrogénio, o que o levou a discordar da teoria de Lavoisier, quando afirmava que todos os ácidos continham oxigénio. Descobriu o clorato de potássio, ao propor que os compostos químicos não tinham uma composição constante, que depois se verificou que era incorreta. Entrou em conflito com Proust acerca da lei das proporções definidas, conhecida por lei de Proust.
Como referenciar: Claude Berthollet in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-26 12:58:55]. Disponível na Internet: