Clemente IV

Papa francês, nascido por volta do ano 1195, em Saint-Gilles-sur-Rhône (França), chamava-se Guy Foulquois e era filho de um conselheiro do rei Luís IX de França (também chamado São Luís).
Tinha-se casado, em tempos, e quando a sua mulher faleceu ordenou-se e tornou-se bispo de Le Puy, no ano de 1257. Dois anos depois, ascendeu ao cargo de arcebispo de Narbonne e em 1261 ao de cardeal bispo de Sabina.
Iniciou o seu pontificado a 5 de fevereiro de 1265. Como os seus dois antecessores, não estabeleceu residência em Roma, vivendo sobretudo em Viterbo e em Perugia, onde se estabeleceu logo que foi eleito pelos cardeais para ocupar o trono de São Pedro. A reunião efetiva dos religiosos agostinianos numa congregação foi finalmente concretizada pela bula Ea quae iuditio, datada de 30 de agosto de 1266.
A 28 de junho de 1265 o papa outorgou o título de rei da Sicília a Carlos de Anjou, em Roma, e aproveitando a sua presença e das suas forças militares, fomentou a investida contra o auto-proclamado rei da Sicília e de muitos dos territórios italianos, Manfredo. Este foi finalmente morto na localidade de Benevento, em fevereiro de 1266. Entretanto, o sobrinho de Manfredo e neto do imperador Frederico II, herdeiro por direito do trono siciliano, dirigiu-se ao papa para reclamar as suas prerrogativas e foi nessa altura, julho de 1268, excomungado, uma vez que o pontífice de Roma tencionava manter o domínio francês em Itália, respaldando os seus interesses.
A presença de Carlos de Anjou na Sicília tinha um outro objetivo: a preparação de uma cruzada para libertar Jerusalém, uma vez que a referida ilha se situava num local estratégico. Contudo, os planos de Clemente IV tiveram também a sua face negativa, pois o rei Carlos aproveitou a sua força e o facto de ser depositário da confiança papal para se apoderar de alguns territórios de Itália.
O seu papado terminou a 29 de novembro de 1268.
Como referenciar: Clemente IV in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-26 21:12:15]. Disponível na Internet: