Clemente VII

Papa italiano, nascido em Florença, a 26 de maio de 1478, Juliano de Médicis tinha o nome do seu pai, de quem era filho ilegítimo.
Depois do restauro do poder da família na sua cidade natal, em 1512, foi-lhe dado o título de arcebispo de Florença e de cardeal de Santa Maria in Domenica, sendo depois nomeado legado papal e vice-chanceler da Igreja, entre outros cargos.
Tendo-se já apresentado como candidato ao trono pontifício na altura da morte do seu primo, Leão X, os cardeais opositores impediram a sua eleição, que foi contudo concretizada à morte de Adriano VI. Contudo, a luta entre o cardeal Alexandre Farnese, que também foi apresentado nesta altura, e Juliano de Médicis foi acesa, acabando o último por vencer (apesar de Farnese vir a ser o papa Paulo III). Foi eleito a 19 de novembro de 1523, presidindo aos destinos da Igreja até 25 de setembro de 1534. Iniciando o seu pontificado, Clemente VII conseguiu finalmente negociar para a realização de uma cruzada, algo que os seus antecessores tinham tentado em vão, obtendo igualmente juramentos de fidelidade de muitos e poderosos territórios, o que significava que podia gozar de uma certa segurança. Por outro lado, tentou melhorar o sistema administrativo da Igreja, reformou a cúria pontifícia e proibiu a junção de vários benefícios em favor de uma só pessoa.
A Igreja entrou de novo em guerra, desta feita com o imperador Carlos V, aliando-se ao rei francês Francisco I na Liga de Cognac (1526). Era intenção do pontífice não permitir que o imperador detivesse demasiado poder sobre os territórios italianos. A consequência foi o violento saque e destruição de Roma, efetuados do dia 6 ao dia 9 de maio de 1527 pelas tropas imperiais. Como se pode compreender, o papa foi inculpado desta desgraça, tendo de abdicar de importantes territórios da Santa Sede e refugiar-se em Orvieto. O imperador acabou por ser coroado pelo papa em 1530, em Bolonha.
Clemente VII excomungou também o rei Henrique VIII de Inglaterra, por ter anulado o casamento com Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena, e em março de 1534 a Igreja de Roma cortou relações com a de Inglaterra.
Este pontífice foi sepultado na igreja de Santa Maria sopra Minerva.
Como referenciar: Clemente VII in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-21 19:06:57]. Disponível na Internet: