Clemente VIII

Papa italiano, filho de Lisa Deti e de Silvestre Aldobrandini, Hipólito Aldobrandini nasceu a 24 de fevereiro de 1535 na localidade de Fano. Estudou Direito em Perugia, Pádua e Bolonha, foi advogado consistorial (ou seja, advogado nas sessões do Colégio dos Cardeais, chamadas consistórios), em 1568 tornou-se auditor do cardeal Camerlengo (figura mais importante a seguir ao Sumo Pontífice) e, no ano seguinte, da Rota. Em 1580 ordenou-se, cinco anos depois tornou-se cardeal e em 1588 desempenhou o cargo de legado papal na Polónia.
Clérigo de grande destaque, foi eleito em 30 de janeiro de 1592 para substituir Inocêncio IX, tendo sido consagrado a 10 de fevereiro. A 30 de outubro deste mesmo ano foi instituída a Congregação do Bom Governo, um organismo de administração centralizadora.
Continuando o trabalho dos seus predecessores, tomou severas medidas contra os bandidos e salteadores que tornavam os caminhos extremamente perigosos, puniu os abusos da nobreza e os dos usurários e aliviado as pesadas cargas fiscais impostas aos camponeses romanos. Clemente VIII providenciou a restabelecimento da religião católica em todas as igrejas do reino de França, um dos preceitos do Édito de Nantes, emitido a 13 de abril de 1598. Privilegiou os seminários ingleses de Sevilha e Valhadolid e fez com que em Roma se formasse um colégio para presbíteros escoceses com vista a contrabalançar o anglicanismo que continuava a ser apanágio dos soberanos de Inglaterra.
O Índex, ou relação de livros condenados pela Santa Sé, foi reformulado em 1596 e em 1599 foi criada a Congregação da Propaganda Fide (ou super negotiis sanctae et religionis catholicae), que desempenhou um importante papel na missionação e evangelização de territórios recém-descobertos. Governou a Igreja até 5 de março de 1605.
Este papa foi sepultado em São Pedro, sendo posteriormente trasladado para a basílica de Santa Maria Maggiore.
Como referenciar: Clemente VIII in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-20 00:42:43]. Disponível na Internet: