Clemente X

Papa italiano, pertencente a uma nobre família de Roma, Emílio Altieri nasceu nesta mesma cidade a 12 de julho de 1590. Doutorou-se na Universidade della Sapienza em Direito Canónico e Direito Civil e em 1624 foi ordenado. Foi auditor da nunciatura apostólica na Polónia, bispo de Camerino a partir de 1627, núncio papal em Nápoles, secretário da Congregação de bispos e regulares em 1657, consultor do Santo Ofício, mestre de câmara e cardeal, em 1669.
Após a sua eleição, a 29 de abril de 1670, e consagração elevou o cardeal Paluzzi ao cargo de seu primeiro-ministro, tendo colocado praticamente o governo da Igreja nas suas mãos.
No mesmo ano em que subiu ao trono pontifício, emitiu a bula Superna magni patrisfamilias, onde expunha claramente a jurisdição dos assuntos da administração dos sacramentos e da prédica pública, uma vez que o rei Luís XIV de França intervinha com a sua autoridade nas contendas entre as ordens religiosas e os bispos. Neste papado assistiu-se, por esta razão e por outras, à rutura de relações com o reino francês. Foram confirmados por Clemente X os bispos que tinham sido investidos em Portugal durante a guerra da independência que separou este país de Espanha, e o rei enviou um legado com a incumbência de declarar os seus votos de obediência à Santa Sede.
Em 1674 surgiu um conflito entre os embaixadores de Veneza, do Império, de França e de Espanha e o cardeal Paluzzi, que tinha decretado que toda e qualquer mercadoria que entrasse em Roma estava sujeita ao imposto de três por cento, fosse qual fosse o destinatário. Este decreto acabou por ser anulado pelo papa, dadas as nefastas consequências da acesa polémica que despertou.
O seu papado finalizou a 22 de julho de 1676.
Foram canonizados neste pontificado Santa Rosa de Lima, São Francisco de Bórgia (ou Borja), São Caetano de Thiene, São Pio V e São João da Cruz.
A sepultura deste papa encontra-se em São Pedro do Vaticano.
Como referenciar: Clemente X in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-23 06:53:50]. Disponível na Internet: