Clifford Beers

Fundador do movimento moderno para a saúde mental e filantropo norte-americano, Clifford Whittingham Beers nasceu a 30 de março de 1876, em Nem Haven, no estado de Connecticut, e faleceu a 9 de julho de 1943, em Providence, no estado de Rhode Island.
Em 1897, formou-se pela Escola Científica Sheffield, na Universidade de Yale. Em 1900, teve um esgotamento nervoso e foi internado num hospício, durante três anos, tendo publicado, após a sua recuperação, o livro A Mind that Found Itself (1908), onde critica os tratamentos aos doentes com problemas mentais.
Procurando fomentar um movimento de higiene mental, Clifford Beers fundou a Sociedade de Higiene Mental de Connecticut, em 1908; a Comissão Nacional para a Higiene Mental, em 1909 (a partir de 1950, designada Associação Nacional para a Higiene Mental para os EUA); a Clínica Clifford Beers, a mais antiga organização sem fins lucrativos; a Fundação Internacional para a Higiene da Saúde Mental, em 1931. Contribuiu também para o florescimento de organizações de saúde mental em países europeus. Em 1930, organizou o Primeiro Congresso Internacional para a Saúde Mental.
Beers recebeu várias condecorações pelo seu trabalho, destacando-se a Medalha de Ouro do Instituto Nacional das Ciências Sociais e a Cruz de Cavaleiro da Legião de Honra do governo francês.
Em 1996, foi criada a Fundação Clifford Beers, no Reino Unido, que desenvolve várias iniciativas na promoção da saúde mental.
Como referenciar: Porto Editora – Clifford Beers na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-27 17:54:56]. Disponível em