cloreto de alumínio

O cloreto de alumínio é um sólido esbranquiçado, de fórmula química AlCl3, que se defuma em contacto com ar húmido e que reage violentamente com água formando-se cloreto de hidrogénio.
Apresenta duas formas, uma anidra e outra hidratada.
O sal anidro cristaliza no sistema hexagonal, apresenta uma densidade relativa de 2,44, um ponto de fusão de 190 ºC e sublima a 178 ºC. O sal hidratado, o cloreto de alumínio hexaidratado (AlCl3.6 H2O), cristaliza no sistema rômbico, apresenta uma densidade relativa de 2,398 e perde água aos 100 ºC.
O cloreto de alumínio pode ser produzido efetuando a passagem de cloreto de hidrogénio ou cloro sobre alumínio quente ou por um processo industrial, fazendo passar cloro sobre óxido de alumínio aquecido e carbono.
O ião cloreto é polarizado pelo ião alumínio e possui uma certa percentagem de carácter covalente e iónico. Nas fases de líquido e de vapor existem moléculas dímeras (Al2Cl6), nas quais existem pontes de cloro efetuando ligações coordenadas para os átomos de alumínio.
O cloreto de alumínio pode também formar compostos com outras moléculas que cedem pares de eletrões, como por exemplo as aminas ou o sulfureto de hidrogénio, isto é, atua como um ácido de Lewis.
O cloreto de alumínio é usado comercialmente como catalisador no cracking de petróleo. É também usado como um catalisador noutras reações orgânicas, especialmente nas reações Friedel-Crafs.

Como referenciar: cloreto de alumínio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-20 04:48:50]. Disponível na Internet: