clorófitas

Divisão de algas, também conhecidas por algas verdes, com mais de 7000 espécies. As clorófitas (Chlorophyta) são o grupo com maior diversidade de algas. Com organização unicelular ou pluricelular, podem ser células isoladas (ex.: Chlorella) ou agrupadas em colónias (ex.: Volvox), filamentos (ex.: Spirogyra), lâminas ou ter uma estrutura tridimensional.
A dimensão das clorófitas varia entre microscópica (ex. Chlamydomonas, Gonium) e um tamanho considerável, em algumas formas marinhas (ex.: Codium), embora não atinjam dimensões tão elevadas como algumas feófitas.
O habitat da maioria das clorófitas é aquático, essencialmente água doce, embora algumas espécies sejam exclusivamente marinhas. As clorófitas ocorrem noutros tipos de habitats, como o solo e troncos de árvores. Podem, ainda, formar associações simbióticas com fungos (líquenes), protozoários e invertebrados. De todas as algas (rodófitas e feófitas), as clorófitas são as que mais se aproximam das plantas terrestres. Partilham características como, por exemplo, cloroplastos com clorofilas a e b, armazenamento do amido, como fonte de energia, em plastídios. Em alguns géneros, as paredes celulares têm como componente fundamental a celulose, tal como nas plantas terrestres. A estrutura das células reprodutivas flageladas das clorófitas assemelha-se à dos anterozoides
A presença de características comuns às clorófilas e às plantas terrestres, apontam para que estas terão evoluído a partir das algas verdes.
Além das clorofilas a e b, possuem, como pigmentos acessórios, carotenoides. Algumas espécies produzem grandes quantidades de carotenoides, o que lhes confere proteção contra a luz intensa.
A divisão clorófita subdivide-se por várias classes de algas, nomeadamente as Charophyceae, as Trebouxiophyceae e as Ulvophyceae.
Como referenciar: clorófitas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 03:06:23]. Disponível na Internet: