Club Sport Marítimo

O Club Sport Marítimo foi fundado oficialmente a 20 de setembro de 1910, no Funchal, Madeira, fruto da forte presença e influência dos ingleses na ilha. Aliás, as primeiras referências ao futebol na Madeira estão ligadas ao nome de Harvey Hinton, industrial açucareiro inglês que chegou ao Funchal em 1875. Hinton é presidente honorário do Marítimo e foi a primeira personalidade a receber do clube a distinção de sócio da 1.ª classe Leão de Ouro, em 1942.
O Club Sport Marítimo surgiu da evolução organizacional do Club Português Sport Marítimo, criado inicialmente para defrontar as equipas de marinheiros dos navios que escalavam o porto do Funchal.
A primeira direção do clube foi presidida por Joaquim Pontes. A bandeira escolhida para símbolo do Marítimo representa as cores da república nacional.
A equipa do Marítimo foi convidada pela direção do Benfica para efetuar os seus primeiros jogos no continente de Portugal, em outubro de 1912.
O estabelecimento da Associação de Futebol do Funchal deu-se em 1916 e, na época de 1916/17, foi organizado o primeiro campeonato regional oficial na Madeira, ganho pelo Club Sport Marítimo.
Em 1923 o Marítimo tornou-se no primeiro representante das ilhas a participar no campeonato de Portugal.
Na época de 1925/26 alcançou a maior glória desportiva do seu historial ao ganhar o seu único título de campeão de Portugal, após bater na final o Belenenses por 2-0, no campo do Ameal, na cidade do Porto.
Inaugurado em 26 de junho de 1927, o Estádio dos Barreiros é, desde essa altura, o recinto de jogos do C. S. Marítimo.
Possuindo um longo historial na primeira divisão do futebol português, o Marítimo conseguiu a sua primeira qualificação para as provas europeias em 1993. A estreia na taça UEFA deu-se a 15 de setembro de 1993, em Antuérpia, Bélgica, onde os madeirenses perderam por 2-0. Os belgas acabaram por eliminar o Marítimo, após um empate a 2-2, na Madeira.
Em 1995 o Marítimo alcançou mais um feito inédito na sua história, o clube, então treinado pelo brasileiro Paulo Autuori, qualificou-se para a sua primeira final da Taça de Portugal. O jogo disputou-se no Estádio Nacional do Jamor, a 10 de junho de 1995, e os madeirenses perderam com o Sporting Clube de Portugal por 2-0.
Como referenciar: Porto Editora – Club Sport Marítimo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-22 07:32:01]. Disponível em