Clupeídeos

Família de animais de vida marinha, com esqueleto ósseo, do filo dos cordados, da classe dos peixes ósseos e da ordem dos clupeiformes.
A sardinha (Sardina pilchardus), um dos mais conhecidos clupeídeos, é um peixe parente próximo do arenque, com o dorso azul-esverdeado e a parte ventral prateada. Vive nas águas europeias desde o Canal da Mancha até às Ilhas Canárias. Também se encontra nas costas do Norte de África, no Mar Mediterrâneo, Adriático e excecionalmente no Mar Negro. Alcança o comprimento de vinte e seis centímetros aos quinze anos de vida. Os seus opúsculos são estriados e a base das barbatanas pélvicas encontram-se debaixo do bordo posterior da barbatana dorsal. Alcança a maturidade sexual aos três anos. Alimenta-se de crustáceos planctónicos, ovos de peixes e outros animais pequenos. Desova no alto mar de abril a novembro no sul de Inglaterra e de dezembro a maio no Golfo da Biscaia e de fevereiro a abril em Portugal e durante todo o ano no Mar Mediterrâneo. Os seus ovos eclodem ao fim de quatro dias e as larvas medem quatro milímetros. Todos os anos se pescam milhares de toneladas de sardinhas nas águas europeias. Vivem em cardumes nas águas costeiras durante a primavera e verão, migram para maiores profundidades no inverno. São animais pelágicos mantendo-se entre os vinte e cinco e trinta metros de profundidade durante o dia e entre os quinze e trinta e cinco metros durante a noite.
Como referenciar: Clupeídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 08:32:23]. Disponível na Internet: