cobra-de-escada

Animal do filo dos cordados, da classe dos répteis, da ordem dos escamosos e da família dos Colubrídeos que abrange cerca de mil e cem espécies.
A cobra-de-escada (Elapha scalaris), também conhecida por riscadinha, é uma cobra de grande tamanho, cujo comprimento pode atingir um metro e sessenta centímetros. Apresenta a cabeça bem distinta do corpo. Os olhos apresentam pupila circular. O focinho é proeminente. O corpo é revestido por escamas lisas de cor amarelada com duas linhas dorsais escuras em sentido longitudinal. Nos juvenis e, por vezes, também nos adultos, linhas transversais unem as linhas longitudinais desenhando uma espécie de escada, o que dá o nome à espécie. Alimenta-se de pequenos mamíferos, lagartos e lagartixas, aves e invertebrados.
É uma cobra inofensiva mas pode morder se a agarrarem. Tem atividade diurna e noturna. Embora rasteje no solo, trepa sobre os arbustos e rochas. De noite e com mau tempo esconde-se no seu abrigo ou no buraco de uma árvore. Vive em zonas ensolaradas e secas. A fêmea põe cerca de dez ovos alongados. Distribui-se principalmente pela Península Ibérica e ilhas Menorca.
Como referenciar: cobra-de-escada in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 03:04:07]. Disponível na Internet: