Cocteau Twins

Banda pop-rock escocesa, formada em Grangemouth no ano de 1979, por Robin Gutherie (guitarra) e Will Heggie (baixo), aos quais se juntou mais tarde a vocalista Elizabeth Frazer que, pelo modo único como verbaliza emoções através de uma linguagem pouco percetível, depressa se tornou na imagem de marca da banda. O nome da banda foi retirado de uma canção dos Simple Minds.
Em 1982, o trio assina pela editora 4AD e lança o seu primeiro álbum Garlands. Pouco tempo depois, Heggie deixou o grupo e Guthrie e Fraser, já em formato duo, lançaram, em 1983, o álbum Head Over Heels, considerado um dos melhores discos da carreira da banda. No fim desse mesmo ano, o baixista Simon Raymonde juntou-se à dupla para gravar o EP The Spangle Maker. Com o passar do tempo, Raymonde tornou-se numa peça essencial para os Cocteau Twins, assumindo gradualmente o ativo papel de compositor e produtor da banda. Em 1984, o grupo editou Treasure, o mais maduro e consistente trabalho da banda editado até então. Em 1986, a banda edita o álbum acústico Victorialand e o álbum The Moon and the Melodies, em colaboração com o compositor minimalista Harold Budd.
Em 1988, com Blue Bell Knoll, os Cocteau Twins conseguiram a internacionalização ao assinarem um contrato de ligação com a Capitol Records, elevando visivelmente a comercialização dos seus trabalhos. Depois do lançamento de Heaven or Las Vegas, em 1990, as relações entre a banda e a sua primeira editora, a 4AD, esgotaram-se e, estranhamente, a maneira de cantar de Fraser sofreu uma grande mudança. Ocasionalmente, as suas frases tornam-se percetíveis, situação que se voltou a verificar no álbum de 1993, Four-calendar Café. Em 1995, a banda decidiu explorar novas sonoridades, editando mais dois EP em simultâneo, Twinlights mais acústico e Otherness com sonoridades mais groove, misturado por Mark Clifford.
No entanto, as mudanças foram de pouca duração. Em 1996, o álbum Milk and Kisses marca o regresso ao estilo inicial dos Cocteau Twins, mostrando que a fase anterior não passara de uma experiência efémera na carreira da banda, que terminaria pouco depois. Em 1997, acaba a história dos Cocteau Twins, ficando incompleto o álbum duplo, BBC Sessions, composto por temas gravados ao vivo e em programas de rádio, e que viria a ser editado em 1999. Fechada a história dos Cocteau Twins, foi editada uma compilação dos principais hits da banda, sob o título Stars and Topsoil: A Collection 1982-1990 (2000).
Como referenciar: Cocteau Twins in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-27 10:48:23]. Disponível na Internet: