codesso

Designação comum de plantas dos géneros Adenocarpus e Laburnum e da família das Leguminosas.
O codesso Adenocarpus complicatus, também vulgarmente conhecido por codesso-de-Monchique ou codesso-rasteiro, é um arbusto aromático, densamente ramificado, que pode atingir cerca de quatro metros de altura, com o ritidoma de cor clara.
As folhas são alternas, trifoliadas. As flores são vistosas, amarelas, papilionáceas e dispõem-se em racimos pendentes. Os pedicelos são mais pequenos que o cálice. Os estames são monadelfos. A floração ocorre entre os meses de maio e agosto.
O fruto é uma vagem linear-oblonga revestida de glândulas pediculadas negras.
O Adenocarpus complicatus é espontâneo na Europa, mas desde tempos muito antigos foi cultivado como planta ornamental em todo o mundo.
O codesso-bastardo, Laburnum anagyroides, também conhecido por laburno ou medicus, é uma planta arbórea ou arbustiva, que pode atingir os 7 metros de altura, com ritidoma acastanhado ou esverdeado e raminhos em novos verde-acinzentados. As folhas são verde-acinzentadas, trifoliadas. As flores, de cor amarela e papilionáceas, dispõem-se em cachos laxos. A floração ocorre entre maio e junho. O fruto é uma vagem, com sementes pretas.
É originário da Europa Central e do Sul, às vezes cultivado como planta ornamental em jardins portugueses.
Como referenciar: codesso in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 11:40:09]. Disponível na Internet: