cognitivismo

Após uma época de glória para o behaviorismo, por volta de 1955, surge uma grande insatisfação que ocorre juntamente com os avanços de outras áreas da ciência. Surgem a teoria dos sistemas, a cibernética, as teorias da informação e a robótica.
Estas novas abordagens e avanços tecnológicos, bem como a insatisfação com o behaviorismo, impulsionaram o surgimento do cognitivismo sob a abordagem do processamento da informação.
A inovação propiciada pelo cognitivismo tem as suas bases nos modelos de Pavlov e de Hull, tendo Neisser como o teórico principal através da sua teoria de sistemas e Von Neumann como o criador do modelo de processamento da informação para computadores. A partir de 1975 até aos dias de hoje, houve um segundo momento de insatisfação que criticou a rigidez e a inflexibilidade do modelo até então utilizado, no qual a mente era só uma "passagem" de informações e/ou estímulos.
O objeto de estudo passa a ser o subjetivo, os conteúdos mentais e uma das principais tarefas passa a ser a construção de modelos matemáticos em diferentes campos de investigação; como por exemplo a inteligência artificial, a memória semântica, os estilos cognitivos da personalidade, a formação de conceitos e a resolução de problemas.
Os psicólogos cognitivistas do processamento da informação analisam geralmente a maneira como as pessoas solucionam difíceis tarefas mentais e constroem modelos para essas explicações. Estes modelos podem tomar a forma de programas de computador, de gráficos ou de outras esquematizações do fluxo de processamento cognitivo no desenrolar das tarefas. O objetivo é sempre o de compreender as capacidades, os processos, estratégias e representações mentais básicos subjacentes ao comportamento inteligente apresentado pelas pessoas no desempenho de tarefas.
Existem duas principais abordagens em psicologia cognitiva atualmente: a abordagem do processamento da informação e a abordagem conexionista.

Como referenciar: cognitivismo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-10 04:57:13]. Disponível na Internet: