coloide

Deve-se a Thomas Graham a divisão das substâncias em coloides e cristaloides.
Nos seus estudos, realizados na Universidade de Londres entre 1861 e 1864, concluiu que todas as substâncias, quando em solução, apresentavam um comportamento que permitia incluí-las num dos citados grupos. Como exemplo de coloide pode citar-se a goma-arábica ou cola vulgar. Em solução, as partículas dos coloides são sempre maiores que a das soluções verdadeiras, não se desagregando em partículas de dimensões moleculares (10-6 mm) mas em agregados centenas ou milhares de vezes maiores. Contudo, podem difundir a luz, e o trajeto da luz emitida tornam os coloides visíveis.
Os coloides têm propriedades específicas, incluindo a capacidade de o mesmo coloide apresentar transformações sol-gel, que é a mudança reversível de um estado fluido (sol) para um estado mais sólido (gel).
O material semifluido que se encontra nas células vivas é também considerado um coloide, e as suas mudanças sol-gel estão na base de importantes funções celulares, como, por exemplo, a divisão celular.
Como referenciar: coloide in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 02:43:22]. Disponível na Internet: