coluna (simbologia)

A coluna, como um elemento da arquitetura e da construção, é um símbolo de suporte e de força, mas também de eixo ou centro do mundo. A coluna imita e simboliza ainda a Árvore da Vida e, por arrastamento, é também uma representação da fecundidade, da ligação da Terra com o Céu e da harmonia do mundo.
A origem da coluna na construção está muito provavelmente nos troncos das árvores e originalmente nas próprias árvores como locais de segurança acima do solo. As colunas imitam a Árvore da Vida com as suas bases, sendo as raízes e os capitéis as copas e ramagens. As colunas egípcias são imitações de troncos de palmeiras ou das árvores do papiro. Entre os celtas, a coluna é o centro e o suporte do mundo, associada aos heróis e aos deuses. Para gregos e romanos, as colunas são ornamentadas com imagens que são verdadeiros monumentos às façanhas dos heróis e contam a sua história muitas vezes em cenas representadas em baixos-relevos. Nas culturas antigas da Península Ibérica, as colunas eram uma espécie de linguagem abstrata e mágica. Esta noção leva-nos à trilogia de coluna-árvore-linguagem secreta de Baudelaire: "A natureza é um templo onde pilares vivos libertam por vezes palavras confusas por onde o homem passa, entre as florestas de símbolos." As colunas do palácio de Salomão eram em cedro, símbolo da imortalidade, enquanto que as do seu templo eram de bronze, celebrando a união entre o Céu e a Terra. São famosas as colunas que Sansão derrubou para esmagar o inimigo e dar a vitória ao seu povo. Símbolo de proteção, de limite ou fronteira, as colunas de Hércules, segundo a lenda, foram erguidas como uma proteção dos monstros do oceano Atlântico por este herói mitológico no final da sua viagem a África e estariam uma situada no continente africano, em Ceuta, e outra na Península Ibérica, em Gibraltar. No Livro do êxodo, os Hebreus foram guiados no deserto por colunas de fogo durante a noite e de nuvens durante o dia, representando a presença de Deus. No corpo humano, toda a estrutura é suportada pela coluna vertebral, que funciona como o eixo fundamental.

Como referenciar: coluna (simbologia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 05:56:48]. Disponível na Internet: