Coluna Prestes

Marcha política, que teve lugar no Brasil, durante os anos de 1925 a 1927 e que foi levada a cabo pelo capitão Luís Carlos Prestes. A marcha integrou gente de diversos estratos, que percorreu grande parte do Centro Oeste e Nordeste do país. A marcha contou com o apoio dos militares paulistas do movimento Tenentista.
A década de 20 no Brasil foi uma época de grande contestação política, pelo facto dos militares e da população urbana crescente se encontrar excluída das decisões políticas, face ao papel preponderante dos grandes latifundiários. Deste descontentamento, resultou o movimento militar reformista denominado de Tenentismo cuja Coluna Prestes representou o culminar.
A Coluna Prestes começou por sair do território brasileiro pelo Paraguai regressando ao país em abril de 1925, pelo Mato Grosso. Depois seguiu para Goiás em direção ao Nordeste, onde chegou em novembro. Aqui apesar de ter percorrido quase todo o território, a Coluna Prestes, não conseguiu a adesão da população. O poder dos coronéis e a fraca densidade populacional urbana, representaram um obstáculo ao objetivo principal da marcha: o de contestar a atuação da República que, segundo os seus promotores se havia há muito desviado dos seus ideais originais.
Como referenciar: Coluna Prestes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-25 05:25:13]. Disponível na Internet: