complexos ofiolíticos

Os complexos ofiolíticos, também denominados, no seu conjunto, ofiólitos, são complexos de rochas geralmente ultrabásicas de carácter intrusivo ou efusivo que aparecem associadas às cordilheiras montanhosas recentes. Admite-se que são fragmentos da crosta oceânica incorporados na crosta continental no processo de orogénese, quando a uma placa oceânica ocorre subducção sob uma placa continental. Este pressuposto baseia-se no facto de os complexos ofiolíticos apresentarem uma associação de rochas em que se destacam os peridotitos, dioritos, microgabros, gabros e radiolaritos (rochas sedimentares que se formam no fundo oceânico por acumulação de carapaças siliciosas de radiolários).
São geralmente de cor verde, granulares ou microlíticos. Estas rochas representam o magmatismo inicial, que se observa nos fundos oceânicos e em que as lavas ofiolíticas manifestam uma atividade vulcânica submarina sobre a forma de lavas almofadadas (pillow-lavas). Encontram-se rochas deste tipo na costa ocidental da América do Norte, nos Pirenéus, Alpes, Himalaias, etc.
Como referenciar: complexos ofiolíticos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 01:16:16]. Disponível na Internet: