comportamento

Comportamento significa a resposta de um indivíduo a uma situação. Habitualmente implica que o comportamento modifique essa situação pelos seus efeitos sobre a relação do indivíduo--ambiente. Atualmente define-se a psicologia como o estudo do comportamento.
Este conceito foi introduzido por J. B. Watson, segundo o qual, para a psicologia se tornar uma ciência objetiva, a atenção dever-se-ia focar em fenómenos diretamente observáveis e mensuráveis. Para Watson, o comportamento é constituído por sistemas de hábitos integrados, derivados de reflexos condicionados adquiridos na base de padrões inatos de respostas motoras e glandulares. Os behavioristas tendem a especificar o comportamento em unidades funcionais e variáveis relacionadas com processos tais como a aprendizagem e a motivação.
O termo alteração de comportamento é uma designação que descreve qualquer anormalidade funcional, apesar de se terem em conta as influências sociais e éticas que se repercutem sobre o comportamento. Assim, este termo é utilizado geralmente para descrever um grande conjunto de perturbações que podem estar presentes, já que quase todas as doenças psicológicas têm repercussões no comportamento e estes são frequentemente importantes para o diagnóstico.
Para Skinner e Pierre Janet, a noção de comportamento estende-se igualmente a todas as atividades que se passem no interior do indivíduo. Não é só importante o comportamento observável e imediato, mas também os fenómenos impossíveis de serem observados.
Existe ainda, relacionada com o comportamento, a terapia do comportamento. Este termo refere-se a uma ampla gama de métodos de tratamento, incluindo dessensibilização, aversão e condicionamentos. Estas técnicas desenvolveram-se aplicando aos seres humanos os resultados de investigação da psicologia experimental em animais. Utilizam-se nos casos em que o doente deseja perder algum comportamento "anormal", tais como desvios sexuais (travestismo, fetichismo e sadomasochismo), alcoolismo, fobias, ou certos sintomas característicos dos obsessivos.
Como referenciar: comportamento in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-29 02:07:34]. Disponível na Internet: