comunicação intercultural

Disciplina científica que estuda os processos de comunicação entre representantes de culturas diferentes. A noção de cultura é compreendida de maneira muito vasta e abarca igualmente as culturas nacionais, como, por exemplo, a cultura portuguesa ou a cultura francesa, e as culturas ao nível supranacional, como, por exemplo, a cultura mediterrânica ou a cultura oriental. Alguns autores incluem também a comunicação entre mulheres e homens ou a comunicação entre grupos maioritários e minoritários pertencentes à mesma cultura ou nação. A comunicação intercultural (intercultural communication) pode ser dividida em cross-cultural communication, que compara os padrões comunicativos em várias culturas ou subculturas, e a comunicação e relações internacionais (communication and international relations), que analisa a comunicação entre nações e líderes políticos. Entre as subdisciplinas da comunicação intercultural pode incluir-se também a vertente comparativa de estudos mediáticos (comparative mass communication), que estuda o funcionamento e implicações culturais de sistemas mediáticos, e a developmental communication, que investiga o aspeto cultural das mudanças económicas e sociais, principalmente em países em vias de desenvolvimento.
Atualmente, as teorias da comunicação intercultural partem do princípio do relativismo cultural, quer dizer, reconhecimento da relatividade de normas de cada cultura.

Como referenciar: comunicação intercultural in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-20 17:37:44]. Disponível na Internet: