Artigos de apoio

Conferência de Teerão
A capital do Irão foi palco de um encontro internacional, decorrido entre 28 de novembro e 1 de dezembro de 1943, que reuniu as forças aliadas intervenientes na Segunda Guerra Mundial, para se discutir os planos para vencer a Alemanha e as políticas do pós-guerra. Esta Conferência de Teerão juntou à mesma mesa o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt, o secretário-geral da União Soviética Joseph Estaline e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, os principais líderes mundiais que tentavam conjugar esforços para defrontar a ameaça germânica.
Este encontro seguiu-se à Conferência do Cairo, onde tinha comparecido o líder nacionalista chinês Chiang Kai-shek, e onde pela primeira vez uma conferência de guerra fora assistida pelo líder comunista Estaline.
A discussão mantida pelos grandes estadistas mundiais prendeu-se com a questão do timing das operações militares contra a Alemanha e com a possibilidade de se negociar um acordo de paz, uma opção que não angariava muitos apoiantes, pois todos os participantes estavam mais inclinados em prosseguir o conflito armado.
Foi também acordada nesta conferência a garantia da independência do Irão e o envio de ajudas económicas no período pós-guerra.
Como referenciar: Conferência de Teerão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-04-30 15:42:01]. Disponível na Internet: