conjuntivo

O conjuntivo é o modo que exprime a ação (ainda) não realizada, hipotética ou irreal. É o modo através do qual se transmite a incerteza, a dúvida, o desejo pela realização de alguma coisa, a condição, a possibilidade, a eventualidade.

Nas línguas que o possuem, o conjuntivo estabelece, por oposição com o indicativo, valores semânticos muito marcados, que distinguem frases como as que se seguem:
     i) Procuro um livro que fale do 25 de abril. (Conjuntivo)
     ii) Procuro o livro que fala do 25 de abril. (Indicativo)


Pelo contraste entre as frases i e ii, pode constatar-se que o conjuntivo cria um significado não específico e indeterminado do pronome relativo, reforçado pelo artigo indefinido, enquanto que o indicativo, pelo contrário, apresenta uma referência nominal específica e determinada, a par do uso confirmativo do artigo definido.

Em português, o conjuntivo exprime-se através dos seguintes tempos verbais:

     • Presente (goste)
     • Pretérito imperfeito (gostasse)
     • Pretérito perfeito composto(tenha gostado)
     • Pretérito mais-que-perfeito composto (tivesse gostado)
     • Futuro (gostar)
     • Futuro composto (tiver gostado)


O conjuntivo apresenta ainda valores tradicionalmente associados ao modo imperativo, como a ordem, o pedido ou a sugestão, através do uso do presente que completa as formas pessoais que faltam ao imperativo:

     iii) Venha comigo! (você)
     iv) Ajudemo-nos uns aos outros. (nós)


Apesar de surgir em algumas frases simples (frases dubitativas e desiderativas - cfr. v, vi) e em algumas orações coordenadas (cfr. vii), o conjuntivo é por excelência o modo da frase subordinada, pedido por conjunções ou locuções conjuncionais, ou por verbos que exprimem dúvida, vontade, necessidade, ordem, obrigação, permissão e proibição, expectativa (cfr. viii-x):

     v) Talvez aposte no cavalo branco.
     vi) Oxalá me telefonem depressa!
     vii) Hei de conhecê-la, quer chova quer faça sol.
     viii) Duvido de que ele concorde.
     ix) Peço-te que tenhas calma.
     x) Espero que entres no curso que queres.


Como referenciar: conjuntivo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-19 00:01:02]. Disponível na Internet: