conserva

Uma conserva consiste num produto alimentício facilmente perecível, preparado de modo a manter-se por muito tempo sem sofrer nenhuma alteração. Deve distinguir-se entre conservas propriamente ditas, que se mantêm durante muito tempo, e as semiconservas, estáveis durante um período limitado de tempo.
Os processos mais importantes para a conservação dos alimentos são: a subtração do calor, isto é, a refrigeração e congelação (por exemplo, processo de congelação rápida); a desidratação, ou perda de água por dessecação, e liofilização; a salga, fumagem e adição de açúcar; a imersão em álcool e em ácidos bactericidas; o tratamento térmico (exposição ao calor), com a consequente eliminação de micro-organismos (esterilização e pasteurização); a adição de conservantes químicos, cuja utilização está oficialmente regulamentada; a irradiação, isto é, a utilização de radiações ionizantes que eliminam os micro-organismos e os germes, com a ajuda de radiações eletrónicas (raios beta) ou radiações eletromagnéticas (raios X e raios gama).
Como referenciar: Porto Editora – conserva na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-22 21:33:06]. Disponível em