Constable

Pintor inglês, John Constable nasceu em 1776, em East Bergholt, Suffolk, e faleceu em 1837, em Londres. É, com William Turner, um dos maiores paisagistas de sempre. A Natureza constituiu o seu principal tema.
Depois de estudar em Londres, consegue que o seu quadro A Carroça do Feno e outras paisagens cheguem a França, onde obtém um assinalável êxito e recebe a Medalha de Ouro do Salão de Paris. Apesar de ser considerado um dos pintores do romantismo inglês, a sua pintura serena acaba por ser precursora do naturalismo e do impressionismo.
Para John Constable, as paisagens devem basear-se na observação da realidade e não serem fruto da pura imaginação. O intenso amor pela Natureza, a sinceridade com que procurava captar a atmosfera e os efeitos da luz, o uso livre da cor e, enfim, toda a plasticidade de seus quadros provoca a admiração dos impressionistas franceses, que se deixam influenciar pela sua obra.
Como referenciar: Constable in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:21:12]. Disponível na Internet: