constante de decaimento

O decaimento consiste numa transformação espontânea de um nuclídeo radioativo para um nuclídeo filho, o qual pode ser ou não radioativo, com emissão de uma ou mais partículas ou fotões.
O decaimento de No nuclídeo para dar N nuclídeo depois do tempo t é dado pela seguinte expressão matemática: N = No exp(-gt), onde g é designada por constante de decaimento ou de desintegração. Esta constante não é mais do que a grandeza que caracteriza a velocidade de desintegração de uma substância medida como sendo a probabilidade do núcleo de uma substância se desintegrar por segundo. O inverso da constante de decaimento designa-se por vida média.
As desintegrações tomam nomes diferentes, conforme as partículas libertadas: desintegração alfa, composta por dois protões e dois neutrões; desintegração beta, quando é emitida uma partícula beta (eletrão ou positrão).

Como referenciar: constante de decaimento in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 20:57:13]. Disponível na Internet: