Convento de S. Francisco (Tavira)

Situado na Praça Zacarias Guerreiro, o Convento de S. Francisco é um dos edifícios religiosos mais antigos da cidade algarvia de Tavira. D. Dinis foi o seu patrocinador e o convento foi ocupado, inicialmente, pela Ordem do Templo. Em 1312 os templários são extintos e este edifício passa a ser morada dos frades franciscanos.
Ao longo dos séculos, a sua volumetria iria sofrer profundas alterações. O terramoto de 1755 destruiu parte significativa do convento. No século seguinte, em 1843, sofreu um desabamento e, em 1881, um incêndio consumiu parte do seu recheio. Por estes factos, S. Francisco é, atualmente, um edifício constituído por diversos retalhos, transmitindo uma pálida imagem da sua antiga grandiosidade. À direita da igreja situa-se o Jardim de S. Francisco, espaço verde e autêntico jardim-museu, contendo alguns dos mais antigos vestígios materiais (lápides e outras pedras esculpidas) da cidade de Tavira.
Na parte traseira da igreja franciscana localiza-se o antigo cemitério conventual, que funcionou como cemitério municipal até ao ano de 1918. Neste espaço localizam-se duas antigas capelas, uma dedicada a Nª. Srª. da Boa Morte e a outra a Santo António, ambas em avançado estado de degradação. A primeira chegou a servir como sala de autópsias. Nesta Capela da Srª. da Boa Morte é ainda possível observar alguns frescos parietais do século XIX, diversos túmulos e ainda dois interessantes veículos de transporte de defuntos, um com cobertura, ambos oitocentistas e fabricados em madeira.
A igreja possui uma fachada singela e descaracterizada pelas várias intervenções humanas e nefastos acidentes naturais. O que escapou ao incêndio de 1881 resume-se à antiga sacristia gótica do século XIV, contendo esta uma lápide funerária coetânea, para além de um interessante santuário constituído por doze esculturas e que integravam a tradicional Procissão das Cinzas.
Como referenciar: Convento de S. Francisco (Tavira) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-19 07:11:20]. Disponível na Internet: