Convento de São Francisco de Leiria

A fundação do convento de S. Francisco data do século XIII (c. 1232-35). Localizou-se primitivamente no Rossio de Santo António de Leiria, mas devido aos problemas causados por inundações foi transferido para o local onde hoje se encontra. A igreja que faz parte desta nova implantação foi sagrada em 14 de agosto de 1562. Exteriormente apresenta na fachada uma galilé de três arcos, um registo superior decorado com um nicho que alberga a imagem de S. Francisco e dois janelões que o ladeiam. O remate da fachada é feito com um frontão e lateralmente enquadrado por dois pilares. A fachada é enquadrado lateralmente por 2 pilares e o remate é feito com um frontão. Foi acrescentada a esta fachada a capela dos Terceiros erigida em 1719.
Interiormente o templo apresenta uma planta simples de uma só nave, cujo teto é elaborado em esteira. A capela-mor, pelo contrário, apresenta já uma abóbada de estuque. Duas janelas, uma oval e outra de verga direita, colocadas do lado do Evangelho, deixam penetrar a luz no interior do templo. Da sua decoração fazem parte alguns altares: dois que ladeiam o arco da capela-mor em talha branca e dourada; uma capela do lado do Evangelho de estilo renascentista, com arco de cantaria, pilares canelados, capitéis coríntios e medalhões; outra capela no subcoro, datada de 1585, com retábulo setecentista que apresenta três janelas, púlpito e sacristia privada.
A sacristia tem azulejos datados do século XVIII, com cenas da vida São Francisco e de Santo António, e é através dela que se tem acesso ao refeitório. Outra dependência do mosteiro mostra um teto de madeira com restos de pinturas.
O convento foi muito descaracterizado logo após a extinção das Ordens Religiosas (1834). Em risco de ser demolido, foi adquirido pela Câmara e serviu como prisão, tendo depois sido cedido a uma empresa local para fins industriais.
Como referenciar: Convento de São Francisco de Leiria in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 14:10:47]. Disponível na Internet: