coração (simbologia)

Órgão central e fundamental do corpo, o coração é um símbolo dos sentimentos no Ocidente e da inteligência e da intuição no Oriente. Associado à amizade, ao amor profano e à paixão, o coração na simbologia religiosa é um local que pertence a Deus. Partir o coração é sofrer e ver o coração conquistado é perder o controlo da vida.

No Ocidente, o coração simboliza tradicionalmente os sentimentos, a paixão e o amor. No Oriente, o coração está associado à inteligência, à intuição e ao conhecimento, mas tal não quer dizer que o significado oriental seja menos sentimental, já que a afetividade está presente em todos estes aspetos, apenas é vivida e expressa de forma diferente. Em muitas culturas, o intelecto reside no coração, como é o caso na Grécia e na Índia.
Tanto nas culturas cristãs como islâmicas, o coração é onde está o reino ou o altar de Deus, considerado o coração do mundo. São muito constantes as representações do Sagrado Coração de Jesus e de Maria como um culto especial da cristandade. Assim como o corpo é de exteriorização, na Bíblia, o coração é um símbolo de interiorização, de sabedoria, de inteligência e de amor.

Entre os Hebreus, o coração é uma forma de vivência espiritual e um símbolo de controlo dos pensamentos, das ações e da vida. O movimento do coração simboliza o pulsar do universo em expansão e contração. No taoísmo, o coração está intimamente ligado à função da respiração. Os Egípcios representavam o coração por um vaso na sua escrita e acreditavam que o deus Ptah tinha concebido o mundo com o coração antes de o tornar real através da palavra. Os índios da América não dissociam o coração da alma, do pensamento ou da memória.

Os Egípcios deixavam o coração nas suas múmias apesar de retirarem todos os outros órgãos, pois acreditavam que o coração seria pesado para que as ações do defunto fossem avaliadas por Osíris. O coração era considerado como o deus de cada homem e símbolo da presença e da consciência divina.

Na filosofia sufi, não há uma grande distinção entre coração e espírito, e coração é sinónimo de misericórdia e do amor de Deus. Os místicos são também chamados de homens de coração e o olho do coração simboliza a visão espiritual. O Alcorão menciona ainda que o coração está entre os dedos de Deus. Assemelhando-se a um triângulo invertido, o coração é um símbolo feminino universal, que na Índia é associado à Shakti, a energia feminina da existência.

A 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração.


Como referenciar: coração (simbologia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-14 03:15:51]. Disponível na Internet: