corda (simbologia)

A corda é um símbolo de ascensão e do desejo de ascender quando está estendida, mas quando é atada ao corpo é sinónimo de ligação com o oculto e com os poderes secretos e mágicos. Simboliza também a união entre os homens, a solidariedade universal, o poder dos deuses em ligar e desligar as forças do mundo e o destino dos homens.
Associada ao arco, na Índia a corda é um símbolo de força feminina, que resulta não da matéria em si, mas do esticar da corda. O deus Varuna possui uma corda com a qual estabelece a ligação com o mundo. Na escrita do antigo Egito, a corda é uma das representações do alfabeto que tanto pode designar um nome masculino, como a vida ou a existência independentemente da sua manifestação humana. Na antiga Grécia, existiam lendas que falavam de um cordoeiro, Ocno, que entrançava uma corda que era imediatamente comida por um burro, simbolizando o trabalho constante. Na lenda de Némesis, a corda simboliza o castigo e na posse da deusa Fortuna, a corda simboliza o destino da iminência da vida e da morte. As antigas lendas nórdicas referiam que os feiticeiros amarravam os ventos com cordas, dominando-os. Entre os feiticeiros africanos, a corda faz parte dos rituais de magia através dos quais são supostamente transformadas em cobras, paus e outros materiais. Entre as culturas pré-colombianas do Novo Mundo, as cordas representadas nos seus templos simbolizavam o sémen dos deuses que caía na Terra para a fertilizar, tendo o mês das chuvas o nome de corda. Entre outras culturas, os mortos eram sepultados com cordas para se defenderem dos monstros do mundo invisível. Nas filosofias xintoístas orientais, a corda é um objeto sagrado que protege dos maus espíritos e das vibrações negativas, sendo colocada nos templos e também nas casas em datas de celebração especiais. A corda é também um símbolo divino no Islão, simbolizando a ascensão aos céus a partir não dos valores terrenos, mas das qualidades divinas, já que pendem dos céus. Na maçonaria, existe o símbolo da corda com nós, que simboliza a união entre todos os mações e, de uma forma mais alargada, a solidariedade e a paz universais.
Como referenciar: corda (simbologia) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-05 19:58:51]. Disponível na Internet: