corfebol

O Corfebol surgiu na Holanda, em 1902, inventado por um professor, Nico Broekhuyesen. O nome deriva da palavra holandesa "Korf", que significa cesto. Este é um desporto parecido com o basquetebol e que consiste em fazer passar uma bola, semelhante às usadas no futebol, através de um cesto colocado a 3,5 metros do chão. As equipas são compostas por oito jogadores e devem ser mistas, isto é, com quatro elementos masculinos e quatro femininos. O Corfebol é principalmente um jogo tático. O contacto físico não é permitido, assim como driblar ou correr com a bola. A ação consiste principalmente em passar a bola de mão em mão até se alcançar uma boa posição para lançamento. Não é possível lançar quando o defensor cumpre uma das três condições seguintes: estar mais perto do cesto; estar à distância de um braço; manifestar intenção de bloquear a bola.
O Corfebol foi modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de 1920, em Antuérpia (Bélgica) e de 1928, em Amsterdão (Holanda). Em 1933, a modalidade sofreu um novo impulso com a criação da International Korfball Federation (IKF), iniciando-se o processo de divulgação a nível mundial. Em Portugal, o primeiro contacto com este desporto deu-se em 1982, num curso sobre Jogos Populares e Desportivos Tradicionais, realizado em Lamego.
Como referenciar: corfebol in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 18:33:34]. Disponível na Internet: