corindo

O corindo, também designado por corundo, consiste num mineral de óxido de alumínio (Al2O3) que apresenta colorações diversas: rosa, azul, cinzento e também verde, branco e castanho. Quando é azul designa-se por safira e se é vermelho toma o nome de rubi. Quando apresenta outras cores junta-se a palavra oriental. Assim, quando possui a cor púrpura é designado por ametista oriental, quando amarelo por topázio oriental e verde por esmeralda oriental.
O corindo possui as seguintes características: dureza 9; densidade 4,02; cristaliza no sistema hexagonal; brilho adamantino a vítreo.
O corindo surge como mineral acessório em rochas metamórficas, gneisses, micaxistos e calcários cristalinos. Também aparece em rochas ígneas pobres em sílica. O rubi e a safira são utilizadas como pedras preciosas e também possuem grande valor em relojoaria e no fabrico de outros instrumentos de precisão. O corindo é utilizado como abrasivo. O esmeril é uma variedade negra de corindo associada a óxidos de ferro e utilizado como abrasivo. Pode ser também obtido artificialmente. O electrocorindo é obtido artificialmente a partir da fusão da bauxite a 2000 ºC.
Como referenciar: Porto Editora – corindo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-25 18:22:39]. Disponível em