corpo negro

Um corpo negro é a expressão usada para designar um corpo capaz de absorver toda a radiação que sobre ele incide, sendo também um emissor de radiação, pois apresenta um espetro característico que se encontra relacionado com a sua temperatura.
O corpo negro é um objeto ideal. A melhor aproximação possível na prática é realizada através de um corpo fechado com temperatura uniforme, onde existe um pequeno orifício numa das suas paredes. A radiação que um corpo negro emite estende-se por todo o espetro da radiação eletromagnética, mas o comprimento de onda correspondente à máxima intensidade está relacionado com a temperatura a que se encontra. Quando a temperatura aumenta, o máximo desloca-se no sentido dos comprimentos de onda menores (lei do deslocamento de Wien). A energia total emitida é proporcional à quarta potência da temperatura absoluta do corpo (lei de Stefan-Boltzmann). Este fenómeno só foi explicado em 1900, usando a teoria quântica.
Como referenciar: corpo negro in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-01 03:50:12]. Disponível na Internet: