Costa Rica

Geografia
País da América Central. Situada numa região vulcânica, onde existem vulcões em atividade como o Irazu, abrange uma área de 51 100 km2. É banhado pelo mar das Caraíbas, a nordeste, e pelo oceano Pacífico, a sudoeste, e faz fronteira com a Nicarágua, a noroeste, e o Panamá, a sudeste. As cidades mais importantes são San José, a capital, com 346 800 habitantes (2004) na sua área metropolitana, Puerto Limón (63 500 hab.), Alajuela (48 000 hab.), San Isidro de El General (31 900 hab.) e Desamparados (40 800 hab.).

Clima O clima é tropical com temperaturas elevadas ao longo de todo o ano sendo nas zonas altas moderadas pela altitude; chove na estação mais quente, de maio a novembro. A precipitação é muito elevada na costa do mar das Caraíbas devido à influência de um ramo da corrente quente do golfo.

Economia
A economia da Costa Rica assenta, sobretudo, nas exportações de café e bananas. As outras culturas agrícolas são a cana-de-açúcar, o arroz, o ananás, o coco e outros frutos tropicais, a laranja, o óleo-de-palma, o milho e o feijão. O incremento da agricultura de produtos para exportação é uma das causas da elevada desflorestação existente na Costa Rica. O país é pobre em recursos minerais, embora tenha alguns depósitos de ouro e de prata, bem como reservas de bauxite, de manganésio e de magnetite. O setor industrial abrange a produção de bens alimentares, de bebidas, de derivados de papel, de produtos de plástico, de cimento, de tijolos, de telhas, de pinturas, de verniz, de sabão e de artigos de beleza. Os parceiros comerciais da Costa Rica são os EUA, o Japão, a Alemanha e a Venezuela. Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita, (toneladas métricas,1999) é de 0,8.

População
A população é de 4 075 261 habitantes ( 2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 78,59 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 18,32%o e 4,36%o. A esperança média de vida é de 77,02 anos.O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,832e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,824 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 5 074 000 habitantes. As principais etnias são a branca (87%), a mestiça(7%), a mulata (3%) e a asiática (3%). A religião com maior expressão é a católica, praticada por 81% da população. A língua oficial é o castelhano.

História
Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a chegar à Costa Rica. Em 1502, construiu a cidade que é hoje conhecida por Puerto Limón. O país nunca foi rico e, por isso, além de ter sido quase sempre ignorado pelos Espanhóis, cresceu muito lentamente. No final do século XVIII, quando Espanha elevou outras zonas da América Central a intendências, a Costa Rica ficou subordinada à Nicarágua. Quando o México declarou a independência da Espanha, em 1821, a Costa Rica e outros países da América Central formaram o Império do México. Dois anos mais tarde, foi criada a União das Províncias da América Central. Em 1890, as primeiras eleições livres de toda a América Central elegeram José Joaquín Rodriguez como presidente.
Em 1949, o exército baniu e substituiu a Guarda Civil. Nesse mesmo ano foi adotada a Constituição que estabeleceu a independência legislativa, executiva e judicial no país. Nas décadas de 1980 e de 1990, a Costa Rica impressionou a comunidade internacional, ao tentar mediar as guerras civis na Nicarágua e em El Salvador. Este esforço valeu o Prémio Nobel da Paz ao Presidente Oscar Arias Sánchez, em 1987. Atualmente, o país é uma república democrática multipartidária, em que o presidente governa com a Assembleia Legislativa.
Como referenciar: Costa Rica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 10:56:40]. Disponível na Internet: