couve

Designação vulgar de plantas do género Brassica da família das Crucíferas.

A couve, Brassica oleracea, é uma planta bienal, robusta, sublenhosa na base e, normalmente, glabra. O caule é, normalmente, glabro, não ramificado, e a raiz é robusta e ramificada. Possui folhas grandes, bastante grossas, geralmente alternas e simples, pecioladas e sem estípulas. As folhas caulinares superiores possuem pecíolos mais curtos.

As flores são hermafroditas e dispõem-se em cachos terminais, sem invólucro de brácteas. O perianto é composto por um cálice com quatro sépalas oblongas eretas e corola crucífera, constituída por quatro pétalas obovadas unguiculadas, de cor branca ou amarela. Os estames são tetradinâmicos, os estigmas são globosos e o ovário é súpero. O fruto é uma síliqua linear, com sementes globosas castanho-escuras.

Com a denominação comum de couve, cultivam-se em Portugal a couve-galega (B. oleracea oleracea), a couve-de-bruxelas(B. oleracea gemmifera), a couve-rábano (B. oleracea gongylodes), a couve-tronchuda (B. oleracea costata), a couve-lombarda (B. oleracea sabauda), a couve-repolho (B. oleracea capitata), a couve-brócolo (B. Oleracea italica) e a couve-flor (B. Oleracea botrytis), entre outras. As couves distribuem-se pelas regiões temperadas.
Como referenciar: Porto Editora – couve na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-19 21:43:37]. Disponível em