Crash Test Dummies

Banda pop-rock canadiana, formada em 1990 por Brad Roberts (vocalista), Mitch Dorge (bateria), Ellen Reid (teclas), Benjamin Darvil (harmónica) e Dan Roberts (baixo).
Em 1991, editam o seu álbum de estreia The Ghosts That Haunt Me. Destaca-se, desde logo, a voz grave e muito característica de Brad. Mas, não obstante a boa receção no seu país, nada fazia prever o sucesso que, algum tempo depois, viriam a ter a nível mundial. Em 1993, God Shuffled His Feet abriu-lhes as portas do estrelato. Mantendo a sua sonoridade rock e folk, incluem neste trabalho sons de samples e sintetizadores. O single, com o insólito título "Mmm Mmm Mmm Mmm", começa a passar insistentemente na rádio e na TV, entrando para o top 10 norte-americano. Iniciam, então, uma digressão que os leva a percorrer os EUA e a Europa. Em 1995, God Shuffled His Feet já tinha alcançado o ouro, a platina, e a dupla platina em 18 países (desde a África do Sul à Suécia). No total, o álbum vendeu cinco milhões e meio de cópias.
Ao fim de 18 meses de digressão, resolvem fazer uma pausa para ganhar forças para o seu terceiro trabalho, que sai em 1996. A Worm's Life é o seu título. Um disco onde as letras de Brad revisitam, mais uma vez, temáticas mais ou menos obscuras e surreais, não muito habituais em bandas pop-rock. Contudo, o disco não atinge o sucesso dos álbuns anteriores. Volvidos três anos, regressam com novo álbum de originais, Give Yourself a Hand, que foi seguido de nova e extensa digressão. Em 2000, o vocalista e líder do grupo, Brad Roberts, regressa, desta feita a solo, com Crash Test Dude, uma coletânea de temas célebres da banda, em versão acústica.
No ano seguinte, a banda tenta ressurgir da letargia que a tinha envolvido e é editado o longa duração I Don't Care That You Don't Mind. Ainda nesse ano e no seguinte, alguns membros dos Crash Test Dummies gravam álbuns a solo e a banda parece desmembrar-se de forma definitiva. Ao invés, Brad Roberts assume o controlo da banda, definindo o alinhamento do grupo em cada uma das edições seguintes. Assim, Jingle All The Way (2002), um especial de Natal, é gravado com apenas dois elementos da formação original, Ellen Reid e Dan Roberts. Em 2003, apenas com Reid e Brad, os Crash Test Dummies editam Puss'n'boots, um álbum que esteve para ser um exercício a solo do vocalista, Brad Roberts. Qualquer um destes registos obteve resultados modestos, ficando muito aquém do sucesso que a banda conseguiu obter com o segundo álbum.
Como referenciar: Crash Test Dummies in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 19:04:30]. Disponível na Internet: