criptocristalino

Denominam-se criptocristalinos certas variedades de rochas ou minerais, formados por agregados muito finos de elementos cristalinos, visíveis ao microscópio polarizante.
As rochas holocristalinas são totalmente cristalinas e não contêm matéria vítrea. O tamanho do grão das rochas holocristalinas define-se em função do diâmetro dos grãos comuns existentes no corpo da rocha. É comum a seguinte classificação:
- grão fino: < 1 mm - grão médio: 1-5 mm
- grão grosseiro: > 5 mm
Quando os cristais são demasiado pequenos para que sejam identificáveis sem recurso ao exame por microscópio polarizante, a rocha denomina-se criptocristalina.
Além das diferenças entre o tamanho do grão e o grau de cristalinidade, as rochas magmáticas mostram variações na forma dos seus constituintes e nas suas relações de proximidade, variações estas que estão relacionadas com a ordem em que ocorre a cristalização do magma.
Como referenciar: criptocristalino in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 03:17:32]. Disponível na Internet: