cristalografia

A cristalografia consiste numa ciência que estuda a disposição interatómica da matéria sólida, as suas causas, a sua natureza e as suas consequências. A cristalografia não é somente a ciência que estuda os cristais limitados por faces planas mas também a ciência que estuda o estado cristalino e a disposição atómica em substâncias amorfas, líquidos, gases, assim como a estrutura da matéria viva. Em 1912 foi descoberto que se poderia determinar nos cristais a forma e o tamanho do padrão de repetição dos seus átomos (células unitárias) através da passagem de raios X pela amostra.
A cristalografia encontra-se dividida nos seguintes ramos: cristalografia geométrica (estudo da forma dos cristais), cristalografia química (estudo das relações entre a forma dos cristais e a sua composição química), cristalografia física (relaciona a forma cristalina e as suas propriedades físicas e óticas), cristalografia estrutural (estudo da disposição dos átomos no interior dos cristais).
Como referenciar: cristalografia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-24 15:11:07]. Disponível na Internet: