Cristiano Mascaro

Fotógrafo, arquiteto e professor brasileiro, Cristiano Mascaro nasceu no Brasil, em 1944. Iniciou-se na fotografia na revista Veja, como repórter fotográfico e publicou vários ensaios fotográficos.
A cidade e as pessoas são os principais temas do seu trabalho, a partir dos quais procura sempre novas abordagens e perspetivas. Formou-se em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, embora só tenha projetado a sua própria casa. A fotografia acabaria por exercer uma maior atração, embora a arquitetura nunca deixasse de influenciar o seu trabalho. Mascaro é um fotógrafo que consegue registar numa linguagem própria os traçados das grandes cidades e a modernidade. Enquanto que as fotografias dos seus primeiros trabalhos revelam um rigor quase calculado, as fotografias da sua obra São Paulo já se caracterizam por uma visão mais poética. Ao todo, o fotógrafo brasileiro reúne neste livro 150 fotografias a preto e branco, num registo pessoal, desafiando as regras, das várias cidades do estado de São Paulo.
"Achados" é um conjunto de fotografias com a visão única e característica de Mascaro, registadas durante as viagens que realizou dentro do estado de S. Paulo. Foram viagens efetuadas ao longo de ano e meio, época durante a qual Mascaro conduzia o próprio carro, apenas com um cobertor, uma almofada e uma Leica 35 mm na mala.
Cristiano Mascaro realizou várias exposições individuais, a maioria delas em São Paulo, no Brasil, mas também no Centro Georges Pompidou, em França, e no Museu Internacional da Fotografia de Rochester, nos Estados Unidos.
Como referenciar: Cristiano Mascaro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-21 19:22:55]. Disponível na Internet: