Cristiano Ronaldo

Futebolista português, Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro nasceu no Funchal, na Ilha da Madeira, a 5 de fevereiro de 1985. Iniciou a carreira de futebolista no Clube Desportivo Nacional e, em 1997, transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal.

O avançado luso, na época de 2002/2003, depois de mais de duas dezenas de jogos ao serviço dos "leões", assinou um contrato milionário com o Manchester United, da Inglaterra. Na temporada seguinte, depois de se adaptar a um futebol mais fluído e direto, Cristiano Ronaldo fez quase três dezenas de jogos ao serviço do clube inglês.
Foi um dos convocados de Scolari para o Euro 2004, onde se assumiu como uma das mais jovens estrelas do futebol europeu. Desde então passou a ser titular indiscutível da seleção portuguesa e foi convocado para estar presente no Mundial 2006 e no Euro2008.

Em 2007, recebeu os títulos de "melhor jogador" e "melhor jovem futebolista" da Primeira Liga Inglesa, atribuídos pela Associação Profissional de Jogadores de Inglaterra.

2008 foi o ano de consagração mundial com a conquista de diversos títulos individuais e coletivos. Conquistou a Bota de Ouro, com 31 golos marcados na primeira Liga Inglesa, foi distinguido com a Bola de Ouro pela revista “France Foottball”, venceu o FIFA World Player of the Year, o World Soccer Aword e foi nomeado para o Onze de Ouro.

Desde então arrecadou inúmeros troféus individuais, entre os quais por três vezes a Bola de Ouro, que lhe valeram, entre outras, a distinção com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 2014. 

Em termos coletivos conquistou um Mundial de Clubes e por duas vezes a Liga dos Campeões Europeus, bem como o UEFA EURO 2016, pela seleção portuguesa. 
Como referenciar: Cristiano Ronaldo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 08:40:11]. Disponível na Internet: